quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jesus é o Senhor do sábado

     


Por  Pra Iovanda Pereira

Naquele tempo, passou Jesus pelas searas, em um sábado, e os seus discípulos tendo fome, começaram a colher espigas e a comer. E os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem os que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois Eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Aqui Jesus quis lhes dizer a sua superioridade, que Ele era muito maior que o templo, por isso lhes disse: mas, se vós soubésseis o que significa misericórdia (quero e não sacrifício), não condenareis os inocentes. Jesus está explicando que é mais agradável a Deus a misericórdia, o perdão do que o sacrifício, e assim não condenem os inocentes.

Porque o Filho do Homem até do Sábado é Senhor. E, partindo dali, chegou á sinagoga deles, e esta ali, um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para a acusarem Jesus, o interrogaram dizendo: É lícito curar no sábado? Porque para eles era proibido curar alguém no sábado ou fazer qualquer outra coisa. E Ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ele cair numa cova, não lançará mão dela e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha?  É por conseqüência lícita fazer o bem nos sábados. Então disse aquele homem: Estende a mão.E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.

E os fariseus, tendo saído, para formarem um conselho contra Jesus, para o matarem. E Jesus, sabendo disso, retirou-se dali e acompanhou- uma grande multidão, e Ele curaram a todos. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrisse pra que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaias, que disse:
Eis aqui o meu servo que escolhi o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre Ele o meu Espírito, e anunciara aos gentios o juízo.
E Jesus embora perseguido pelos sacerdotes, continuava a ensinar no sábado, nas sinagogas; E numa destas sinagogas, eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava encurvada e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a, Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus.
Jesus procurou nos mostrar que certas enfermidades, são manifestações da ação do demônio nas pessoas.  E o sofrimento desta mulher encurvada, nada mais era que um espírito, ou emissário de Satanás, que a fazia ficar encurvada, sem poder se endireitar. Satanás estava montado em suas costas, mantendo- presa nesse cativeiro. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mistério trabalhar; neste, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado.
Respondeu-lhe, porem, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água?
E não convinha soltar desta prisão no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás a matinha presa?
E dizendo isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por Ele, nos dias de sábado, pois para Ele o que importava era ensinar e curar a todos que se chegava a Ele; não importando o dia.
O sábado naquela época era o 7º dia da semana, separado por Moisés, como dia de descanso do trabalho normal, para repouso e adoração ao Senhor.
Atualmente essas exigências já não são obrigatórias, pois elas foram canceladas com a morte de Jesus e a sua ressurreição, hoje é o domingo, considerado o primeiro dia, como dia de descanso pessoal, e adoração as Senhor.
Mas, se o cristão por motivos especiais, não puder, então, ele deve dedicar ao Senhor o seu dia livre.
E assim Jesus falou e não convinha soltar desta prisão no dia de sábado, esta filha de Abraão, a que há dezoito anos Satanás a mantinha presa?
O empenho principal de Jesus, aqui na terra era destruir as obras de Satanás, livrando o homem de seu domínio e estabelecer o reino de Deus.
E dado a esse empenho Jesus era odiado pelo mundo, porque Ele dizia: todos que estão separados de Deus são pecadores, egoístas, e quando separados de Deus são presas fáceis para o demônio.
Assim em todo tempo do seu ministério, Jesus denunciou a injustiça, a crueldade e a imoralidade dos homens.
E essa forma de proceder de Cristo em relação aos pecados humanos contradizia os pregadores farisaicos, que pregavam um evangelho positivo, isso é destituído das exigências bíblicas do arrependimento e da retidão de vida, pois para eles quase tudo era permitido.
Mas Jesus citava a Escritura para justificar o que dizia, pois a Sagrada Escritura é a própria Palavra de Deus, sendo a autoridade suprema da sua vida.
A Escritura Sagrada vem a ser a única autoridade suprema do cristão.
Porque somente Deus tem o direito de determinar a regra de fé do homem e seus padrões de conduta, e quis exercer essa autoridade revelando ao homem sua verdade num livro chamado Bíblia.

A Bíblia por ser a Palavra e a Mensagem de
Deus exerce a mesma autoridade que o próprio Deus, como se Ele nos falasse diretamente. Em 2 Tm. 3: l6, 17- temos: ”Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para corrigir, para, instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Se negar a inspiração plenária das Sagradas Escrituras, é desprezar o testemunho de Jesus Cristo, do Espírito Santo, e dos Apóstolos.
A Palavra de Deus é a expressão da saberia e do caráter de Deus, podendo transmitir sabedoria e ida espiritual através da fé em Cristo Jesus.
Por isso meu irmão tenha fé, mas uma fé contrita para que possa receber a sabedoria e todas as bênçãos que estão designadas para você.

Que Deus os abençoe. Amem!!!!! 

Fonte: Creia em Jesus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?