sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Ostentação do Rei Ezequias

 
 
 
 
Neste artigo veremos a história do Rei Ezequias, que infelizmente, apesar de ser muito abençoado, ostentou muito e foi prejudicado por isso. Podemos aprender muito com os erros dos outros e os nossos próprios. Precisamos ser humilandes e não ficar se "gabando" das nossas bençãos! No final do texto tem um video do Mindinho, O Pequeno Missionario, ótimo para crianças e adultos.[...]

 
Ezequias, do hebraico חִזְקִיָּהוּ, significa, em português "Jeová Fortalece".

O rei Ezequias foi o 13º Rei de Judá.

É considerado um dos maiores reis de Judá por causa da sua confiança eDeus e sua dependência d'Ele. Ezequias, que seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi, teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715 a. C.  Sua mãe chamava-se Abi,  filha de Zacarias. Ezequias era um homem de muita fé. Guardava os mandamentos da lei mosaica e exortava o povo a desviar-se do pecado e se aproximar de para Deus.


Resquícios do muro construído em Jerusalém por Ezequias, como proteção ao ataque de Senaqueribe.

No início do seu reinado, Ezequias reparou e purificou o templo. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Móises, pois o povo estava adorando-a. E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino enquanto cuidou do templo providenciou a adoração adequada.

De acordo com a Bíblia, Ezequias, ao ser confrontado pelo rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a. C.), em que um anjo teria exterminado cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite.
Após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre também relatado na Bíblia. Tendo adoecido gravemente, o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei. E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz.
Tendo se recuperado, Ezequias cometeu um sério equívoco ao mostrar os seus tesouros aos mensageiros da Babilônia. Devido a isso, Ezequias foi advertido pelo profeta Isaías, prevendo o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu numa invasão de Nabucodonosor, no reinado de Zedequias.
 Referências:
  • II Reis 18:3-6; Isaías 38:1-22 II Crônicas 30-6:9.
Precedido por
Acaz
Rei de Judá
29 anos
Sucedido por
Manassés
 
 


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ezequias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?