sábado, 13 de outubro de 2012

Discernimento de espíritos

 





Pb Adalberto Pimentel da Silva

Texto áureo: E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas (I Coríntio 12:10).


1. Introdução[...]

___O dom de discernimento de espírito é uma grande necessidade da igreja nestes últimos “dias” na terra enquanto ela cumpre sua missão de proclamar o evangelho de Cristo, e enquanto a redenção total da humanidade e da terra não acontecer. É um dom que deve ser buscado e através dele podemos discernir entre heresias e verdades bíblicas, entre trevas e luz, entre aquilo que é de Deus, e aquilo que não é. Vale lembrar que o conhecimento bíblico também trás discernimento, mas não é deste discernimento que me refiro aqui, mas do dom de discernimento que é concedido a alguns no corpo de Cristo para edificação da igreja, e principalmente proteção. Geralmente este dom é dado aos pastores, e para isto, o pretendente, deve andar em comunhão com Cristo e ser cheio do Espírito Santo.
___Discernir os espírito é ver além do natural. Muitas vezes pessoas percebem algo que para elas não representa nenhum perigo, mas o homem espiritual que tem discernimento consegue detectar o mal, a astúcia que está escondida e oculta em diversas fontes e atos que parecem normais ou naturais, mais que na verdade, há um propósito maligno por trás disto.

2. Porque o Senhor concede dons a sua igreja?
Vamos meditar um pouco neste texto: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos Mateus 24:24.
___A resposta é simples, protegê-la. Defender a verdade e a igreja é interesse de Deus, tanto é que Ele mesmo disse que não deixaria as portas do inferno prevalecer contra a igreja. Por isto, Deus concede dons a igreja.


3. O que é dom de discernimento de espíritos

Capacidade sobrenatural dada por Deus para ver, perceber, conhecer, detectar algo (palavras, ensino, fontes de informações religiosas ou “bíblicas”) que embora estejam naturalmente ofuscadas, não nos deixará na duvida.

A revista da EBD do 3º trimestre de 2011 diz que discernimento vem do grego krino que traduzido para o português tem o sentido de distinguir, selecionar, separar, recebendo também o significado de julgar. Diz ainda a revista que discernir é um mandamento do Senhor para seus filhos.

Através deste dom podemos:

a. Perceber se o espírito que está por trás de alguma fonte é de Deus, do homem, do diabo ou dos dois últimos juntos.

b. Detectar a origem, a intenção ou a fonte de fenômenos espirituais desconhecidos pela ciência e que estejam acontecendo na vida de pessoas cristãs ou não, nas igrejas ou numa família ou nos governos do mundo inteiro.

c. Julgar se uma revelação na igreja é uma manifestação do dom de profecia, uma falsa profecia humana ou é atuação de espíritos de adivinhação.

d. Enfim, é claro que não tenho condições de esgotar este assunto neste simples artigo, mas através deste dom podemos discernir que tipo de espíritos que estão agindo (atuando em) no oculto por trás de seitas, na mente coletiva de políticos, nas multidões, onde mais Deus desejar nos mostrar. Sabemos que por trás por exemplo da ordem mundial, existem planos e projetos tão secretos que nem seus governantes fazem idéia ou tem controle sobre isto e o que está por trás de tudo isto? Eles os demônios. É importante salientar, que, se existisse apenas a presença do Espírito Santo na igreja e no mundo, não haveria a necessidade deste dom, mas em I João 4:1 diz: amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Provar como? Você não os vê com olhos físicos, portanto só existe um jeito, com a ajuda do Espírito Santo através do dom de discernimento.

4. Exemplo de discernimento de espírito

Demos uma lida em Atos16:16 diz; e aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Neste exemplo podemos observar que se fosse alguém sem discernimento, poderia até ficar com o ego exaltado devido às lisonjas recebidas desta nobre acompanhante, mas como se tratava de alguém com comunhão com Deus, visão espiritual e com o dom de discernimento, o demônio que trabalhava no oculto foi desmascarado e o evangelho saiu honrado.

5. Será que no meio evangélico existe espíritos enganadores?

Vejamos: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (I Timóteo 4:1.

Quem apostará da fé e por quê? Só quem tem fé e por terem sido enganados por pessoas que não discerniram os demônios e foram enganadas por eles, e pior, repassam este engano a outros. Portanto, onde eles vão atuar? Na vida daqueles que deixam brechas, não conhecem a Palavra de Deus, dos mais fracos na fé, dos que nunca serviram ao Senhor e principalmente na igreja ou nos lares cristãos onde há pessoas que vivem na carne e infelizmente sabendo ou não, vivem em comunhão com espíritos malignos.



6. Importância do conhecimento bíblico

___Leiamos: Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. (II Tessalonicenses 2:2). É difícil acreditar que Deus dará este dom para aqueles que são relaxados em buscá-lo ou relaxados na busca do conhecimento da Palavra de Deus. Este dom não vai ser dado a crentes carnais, mas aos espirituais. Então vejamos:

1) Se você não quer ser movido de seu entendimento (conhecimento), não quer ser perturbado com duvidas e outras coisas, não quer ser enganado pela teologia das seitas por exemplo, isto só é possível pelo conhecimento da Palavra de Deus. Por falar nisto, você freqüenta a Escola Bíblica Dominical?

Conclusão

  1. Temos que orar e buscar os dons, quem não busca não recebe. Lembrando que Deus concede como e a quem Ele quer.

  1. Temos que vigiar, analisar e observar aqueles que vêm de fora para congregar, para não sermos enganados, pois muitos vêm com más intenções. Devemos discernir que espírito domina estas pessoas, para não implantarmos ervas daninhas no rebanho a que estamos responsáveis.

  1. Quando você ouvir pregações ou profecias anti bíblicas, faça o que a bíblia diz, só retenha o que é bom.

  1. Saiba que os demônios são inimigos, maléficos, mentirosos, falsificadores, aliciadores e se fazem passar por um anjo de luz para enganar e o engano deles hoje é brutal no meio do povo, principalmente daqueles que não conhecem a Deus.

  1. Tenha cuidado com pregadores, missionários (as) místicos que andam caindo de paraquedas nas igrejas trazendo modismo, buscando auto promoção, utilizando-se de técnicas emocionais e coisas sem fundamento bíblico. Saiba discernir quando é um homem de Deus e que realmente o serve. Se os tais aparecerem em sua igreja, primeiro não lhes de oportunidade, mas se der, procure discerni-los com a ajuda de Deus. E saiba que geralmente estas pessoas não são leais e obedientes e geralmente são pessoas que não estão sujeitas a uma autoridade pastoral, e portanto, não tem cobertura pastoral.

6. Saiba que você não esta sozinho, o Espírito Santo do Senhor está com você para te ajudar, proteger, ensinar, e revelar as maravilhas do Reino de Deus para você. Busque estas bênçãos (dons) de Deus, como quem busca algo mais precioso que o ouro e a prata. Lembrando ainda que Deus concede como Ele deseja e a quem Ele quer, mas uma coisa é bíblica, todos nós temos pelo menos um dom de Deus a nossa disposição. Descubra o seu e que Deus te abençoe.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?