quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Culto às Imagens

 
Por Sidney Oswaldo
 
“Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto (Ex 20.4).”

Abordagem histórica: [...]
Deus proibiu restritamente a formação e adoração de imagens entre o seu povo, embora essa prática fosse bastante comum nos cultos politeísta das nações pagãs, sempre foi uma abominação para o povo judeu, que deveras vezes foram exortados e severamente punidos até serem totalmente sarados da idolatria, pois períodos antes de cristo até os dias de hoje, os judeus abominam completemente qualquer envolvimento com imagens, sejam elas de quem for. Não encontramos uma sequer menção de uso de imagens na bíblia, exceto em períodos de imoralidade, profanação e apostasia espiritual. A igreja cristã primitiva permaneceu íntegra ao senhor durante os primeiros três séculos. Porém, posteriomente ao iv século (313 d.c.), onde a igreja deixa de ser cristã para ser romana se aliando ao estado e se tornando um império político, promovendo assim, a terrível decadência espiritual.

A partir desse período, são os imperadores que regem a igreja e não mais o senhor jesus. O grande fluxo dos pagãos com suas superstições e idolatrias influenciaram bastante, ao ponto que contaminou a verdadeira essência do cristianismo. Começaram a ser permitido o uso de imagens, pois a maior parte do povo não sabia ler, portanto, a apresentação visual dos personagens das escrituras e acontecimentos seriam úteis na igreja. O papa gregório, o grande (590-604), aprovou oficialmente o uso de imagens na igreja contanto que elas não fossem adoradas, mas, durante o século xiii, ofereceram orações e tais foram rodeadas de atmosfera de ignorantes superstições, de modo que até os mulçumanos zombavam dos cristãos, chamando-os de adoradores de imagens.

Alguns tentaram consertar esse absurdo, proibindo o uso de imagens. Entretanto em 787, um concílio se reuniu em nicéia (bitínia) e repudiou tal atitude autorizando plenamente o culto de imagens, defendendo que as mesmas deviam ser usadas para instrução das massas que não sabiam ler e que os sentimentos piedosos eram despertados com mais facilidade ao ver as imagens. E isso permanece até os dias de hoje contrariando e se opondo a vontade divina.


Abordagem bíblica: O que a bíblia fala acerca desse assunto: “recomendamos a leitura de todas as passagens”

“... ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? (is. 44.19b)”.

A. O que diz a bíblia sobre imagens de esculturas?

B. Obras de mãos de homens (sl 115, 4b).


C. São condenados por deus quem faz e confia. (sl 115, 1-8).

D. São abomináveis ao senhor. (dt 7.25).

E. Deus odeia. (dt 16.22).

F. Deus proibe a fabricação de imagens. (ex 20.4; dt 5.8; lv 19.4; 26.1).

G. A lei de deus proibia tal prática. (ex 20. 3-4; 34.17; is 44.10-18; lv 19.4; 26.1).

H. Os profetas condenaram tal prática. (is 30.22; 42. 17; 45.20; os 13.2).

I. Maldito o homem que faz. (dt 27. 15).

J. Proibição de imagens em forma de homens e mulheres. (dt 4. 15-19).

K. Deus não divide sua glória com imagens de escultura. (is 42.8).

L. É mudar a glória de deus por semelhança humana. (rm 1.23).

M. É mudar a verdade de deus em mentira. (rm 1.25; sl 115 4-8).

N. É amar mais as criaturas do que o criador. (rm 1.25; sl 115 4-8).

O. O ídolo é mentira. (jr 10.14).

P. A imagem é destituída de proveito. (jz 10:14; is 46:7).

Q. Vaidade, obra ridícula. (jr 10.14).

R. O que elas causam para os que as fazem, obtêm, confiam e cultuam?

S. São maldições em nossas casas. (dt 7.25,26).

T. Elas atraem maldições em nossas vidas. (dt 7. 25,26).

U. São malditos aqueles que as fazem. (dt 27.15).

V. São malditos aqueles que as escondem. (dt 27.15).

W. Provoca a ira de deus. (jr 25.6-7).

X. Serão confundidos os que servem e se gloriam das imagens. (sl 97.7).

Y. Serão abatidos, humilhados e não serão perdoados. (is 2.8,9).

Z. Serão afastados da misericórdia divina. (jn 2.8).

AA. Ficam fora de si, sem compreensão e conhecimento. (is 44.19).

BB. Estupidez desprovida do saber. (jr 10.14).

CC. No tempo do seu castigo virão a perecer. (jr 10.14).

DD. Serão confundidos e envergonhados. (is 42.17).


EE. O que devemos fazer com as imagens?

FF. Filhinhos guardai-vos dos ídolos. (i jo 5.21).

GG. Que ligação há entre o santuário de deus e os ídolos. (iico 6.16).

HH. “... Se abstenha da contaminação de ídolos.” (at. 15.20).

II. Detestá-las e abominá-las, pois são amaldiçoadas. (dt. 7.25).

JJ. Queimá-las, não cobiçá-las nem tomá-las para si. (dt 7.26).

KK. Lançá-las fora como coisa imunda e dirás: fora daqui! (is 30.22).

LL. Derrubar, quebrar e cortar. (ex 34.13).

Diversos homens de deus cumpriram a ordem divina (ex 34.13; iicr 31.1) e quebraram as imagens, eliminando assim a idolatria no meio do povo de deus. Ex: moisés, ezequias, gideão e tantos outros.
“eu sou o senhor, este é o meu nome: a minha glória não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.” (is 42.8).

Abordagem teologica: “... Está escrito: ao senhor teu deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (mt 4.10).“está escrito” é uma expressão que encontramos mais de 90 vezes na bíblia, ela alega a superioridade da palavra em relação a qualquer ensinamento humano que a contraria. Lamentavelmente existem inúmeras pessoas cegas, com raciocínios nulos, por não consultar a palavra de deus para verificar o que verdadeiramente está escrito e quem realmente está falando a verdade.
- a bíblia diz que: “o meu povo perece por falta de entendimento” (os 4.6).
- cristo disse:“errais em não conhecer as escrituras...” (mt 22.29).
“examinai as escrituras...” (jo 5.39).
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (jo 8.32).
Esse versículo (mt 4.10) é suficiente para compreendermos que deus condena qualquer tipo de culto a qualquer pessoa que não seja ele mesmo. Oferecer um culto a uma imagem seja de quem for é um pecado de idolatria - idolatria é o culto prestado a ídolos seja criaturas ou objetos - “e os idólatras não herdarão o reino dos céus” (ap 21.8).

O principal de todos os mandamentos é: “ouve, ó israel, o senhor nosso deus é o único senhor! Amarás ao senhor teu deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças (mc.12.29-30; mt 22.37).deus proibiu seu povo de fabricar imagens de escultura, de fundir imagens para cultuá-las (ex 20.23; 34.1
Cristo condena a idolatria e nos ensina a verdadeira adoração “... Os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade, porque são estes que o pai procura para seus adoradores” (jo 4.24).

Vc é um verdadeiro adorador ou um falso? Como podemos saber?

Os verdadeiros adoradores adoram em espírito, pois deus é espírito, um ser invisível e jamais permitiu que homens limitassem a sua glória a uma simples forma humana ou de animal.

Veja bem o que deus disse a israel: “guardai, pois, cuidadosamente a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o senhor, vosso deus, vos falou em horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra...” (dt. 4.15-19).


E adorá-lo em verdade, pois existem muitas mentiras e enganos acerca da adoração. Mas nada podemos contra a verdade revelada (ii co 13.8), devemos sim, nos submeter a sua vontade, nisso consiste a veradeira adoração “quém é de deus ouvem as palavras de deus”. (jo 8.47), adorar em verdade é adorá-lo com fé “convicção de fatos que não se vêem e a certeza do que se espera” (hb11. 1).

“... nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar”. (IS 45.20).

Abordagem apologética (defesa da fé): Algumas imagens que deus mandou fazer não tinham por objetivo elevar a piedade de israel e nem ser¬viam de modelo para reflexão ou conduta, eram apenas símbolos decorativos e representativos. Deus mandou fazer a arca da aliança; mandou fazer figuras de querubins no tabernáculo e no templo, entre outros utensílios (1rs 6.23-29; 1cr 22.8-1 3; 1rs 7.23-26), além de outros ornamentos (1rs 7.23-28). Essas figuras, porém, jamais foram adoradas ou veneradas, ou vistas como objeto de culto. Se os filhos de israel tivessem adorado, cultuado ou venerado esses objetos, sem dúvida, deus mandaria destruí-los. Foi isso o que aconteceu com a serpente de bronze, levantada por moisés no deserto, quando se tornou objeto de culto (2 rs 18.4).

Alguns defensores de imagens utilizam algumas passagens bíblicas para respaldar suas “achologias” e fazem alguns questionamentos quanto a permissão de deus a tais casos bem específicos.
Pois bem vamos analisar a bíblia e deixar que ela por se mesma responda a tais dúvidas.

Por que deus ordenou a feitura dos querubins? (ex 25.18).
É de suma importância salientarmos que os querubins não eram usados nos cultos públicos, enquanto as imagens têm essa finalidade, os querubins foram colocados no santo dos santos, onde não podiam ser vistos pelo povo, mas apenas pelo sumo sacerdote, e mesmo assim, uma só vez no ano. Enquanto as imagens ficam expostas e são exibidas publicamente. Além do mais, deus ordenou a feitura de querubins para si e a proibiu para o povo “não farás para ti imagens de escultura... Não adorarás, nem lhes darás culto”. (ex 40.4-5). Será que deus foi claro para você, amado? Saiba que deus feriu setenta homens de bete-semes por só olhar para dentro da arca.( i sm 6.19).

Por que deus ordenou a feitura da serpente de bronze? (nm 21.4-9).
O povo de israel pecou por murmuração, deus os castigou com serpentes venenosas, o povo se arrependeu e deus ordenou que moisés fizesse uma serpente de bronze, pois, na medida que os feridos olhassem para ela, seriam curados. Isso não significa que deus estava incentivando a idolatria, veneração ou culto a serpente, pois ela mesma não tinha poder, mas deus atuava desta forma, simbolisando através da “tipologia bíblica”, que futuramente as pessoas ao olharem para cristo seriam perdoadas e salvas.


O próprio jesus confirmou essa verdade em jo 3.14-15, mas vale lembrá-lo que posteriormente essa mesma serpernte foi destruida, sabe qual foi o motivo? Idolatria, indivíduos supersticiosos começaram a adorá-la, queimando incenso e reverenciando-a (ii rs 18.4), mas o rei ezequias, homem de deus, imediatamente a despedaçou.

E o ídolo de mica? (jz 17 1-6).

Em juizes, existe um relato bíblico de que mica fez imagem de escultura, porém ao analizarmos o contexto, encontramos uma forte refutação bíblica para tal conduta em jz 17.6 “naqueles dias não havia rei em israel: cada qual fazia o que achava mais reto”. O povo não tinha lider espiritual e seguia seus próprios conceitos. Além de idolatria, havia roubo, mentira, imoralidade e etc. Práticas tão abomináveis quanto a idolatria.

Shema israel,
adonai elohenu, adonai echad!
ouve, israel, o senhor, nosso deus, é o único senhor” dt 6.4
Questionário bíblico?
Descreva como surgiram as imagens de escultura na igreja?
Será que a bíblia é realmete clara ao uso de imagens? Se sim, por que ainda existe tal uso? Comente.
O que você entede de “sl 115.8”? (leia todo o salmo).
Quem tem mais autoridade, as escrituras, as tradições ou os ensinos do líderes religiosos? Explique e justifique sua resposta.
O que siginifica adorar em espírito e em verdade segundo “jo 4.23,24”?
Comente sobre a abordagem apologética, se ela é convincente o suficiente para esclarecer ou ainda resta duvidas acerca desse assunto?

Organizador: Pr. Sidney Osvaldo
Email:
sidney.osvaldo@hotmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?