sexta-feira, 18 de abril de 2014

PÁSCOA: Porque não se deve usar ovos e coelhos de chocolate para celebrar-la

Por Ruth Ferraz

Aqueles que amam a verdade aprender a fazer perguntas , e muitas perguntas devem ser feitas em relação ao feriado de Páscoa.Por que usamos ovos e coelhos de chocolate para celebrar a ressurreição de Jesus?


                                                                             Fonte: http://www.redicecreations.com/article.php?id=10398





Há um mal entendido sobre o dia no qual Jesus ressuscitou da morte ser associado com ovos e coelhos. Em ingles é comum associar a palavra Pascoa com Easter, que traduzindo se refere a deusa Ishtar, que tem origem na Babilônia antiga. " Ishtar " foi na Babilônia, a deusa da fertilidade , amor, guerra e sexo. No panteão babilônico, ela era a personificação divina do planeta Vênus . Eles celebram, até hoje, o seu dia com ovos coloridos e coelhos. Veja em http://www.redicecreations.com/article.php?id=10398

Esta é Ishtar, pronunciada Istar, que era originariamente a celebração da deusa babylonica da fertilidade e sexo. Seus simbolos são o coelho e o ovo, que não tem nada haver com a Ressureição de Cristo. Depois que Constantinopla decidiu cristianizar o Imperio Romano, Istar foi chamada para representar a Pascoa de Jesus. Mas as raizes de Ishtar estão ligada à fertilidade e sexo.


O dia da Páscoa, é na verdade para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Jesus era judeu e Ele e seus apóstolos celebravam a Páscoa ou Passover (em ingles 'passar além), que foi primeiramente realizada quando Moisés guiado pelo Senhor retirou todos os israelitas do Egito, onde eram escravos. A última praga que Deus enviou para o Faraó foi a morte de todos os primogênitos. Para ser livre desta praga, os judeus deveria matar um cordeiro e espalhar seu sangue ao redor da porta de entrada, isso seria um sinal para anjo da morte sobre PASSAR ALÈM daquela casa. Naquela noite, os israelitas deveriam comer o mesmo cordeiro para comemorar que eles estavam saindo da escravidão naquela terra e indo para a Terra Prometida, para liberdade e qualidade de vida. Nós anos posteriores Deus ordenou que eles festejassem a Páscoa para celebrar a saida do Egito.

De acordo com 1 Coríntios 5:7 "Cristo, nosso Cordeiro Pascal foi sacrificado por nós".
Para apreciar plenamente a realidade de Jesus Cristo como o cordeiro pascal que cumpriu a lei do Velho Testamento e tornou possível a Era da Graça, temos que entender o verdadeiro e profundo significado da Páscoa.

Que circunstâncias levaram Deus ordenar uma observância chamado de "Páscoa"? Para entender isso , precisamos compreender o contexto histórico de José no Egito. José levou seu pai, Israel, e seus onze irmãos e suas famílias para o Egito , quando eles estavam sofrendo de fome em Canaã . A família de José foi graciosamente recebidos ao Egito pelo faraó. Conforme o tempo passava, o rei morreu, assim como Israel, José e seus irmãos. Agora seus filhos tiveram filhos e, como o seu número aumentou consideravelmente, os egípcios nativos sentiram ameaçados por eles e feitos escravos desses estrangeiros. Depois que os filhos de Israel tinham sido mantidos em cativeiro no Egito, durante muitos anos, Deus escolheu Moisés para tirá-los do cativeiro e volta para a Terra Prometida. Quando Moisés pediu repetidamente o Faraó do Egito, para deixar o povo de Israel sair de sua terra, o Faraó teimosamente se recusou;
e, como resultado, uma série de pragas se abateu sobre o Egito.

Na décima e última praga, o anjo da morte, o destruidor, " passou por toda a terra do Egito e matou o primogênito de cada família, tanto em seres humanos e animais. Para oferecer proteção contra o anjo da morte para os filhos de Israel , Deus instruiu o povo de Israel para borrifar o sangue de um cordeiro sacrificado em ambas as ombreiras laterais da casa e no batente superior, chamada de verga  O destruidor, ao ver o sangue, teve que "passar além" aquela casa e não poderia destruir o seu primogênito. Daí o cordeiro sacrificial era chamado de cordeiro " Pascal". No cumprimento deste mandamento de Deus para usar o cordeiro morto, os filhos de Israel se protegeram do destruidor.
O décimo segundo capítulo do Êxodo relaciona todas essas informações.

Você vê alguma semelhança nesses registros do Velho Testamento sobre a Páscoa com os acontecimentos em torno da crucificação de nosso Senhor Jesus Cristo? Isso porque Jesus serviu no papel de ser o nosso cordeiro pascal, o Cordeiro de Deus sem defeito e sem mancha. Há tantas semelhanças. Ele foi crucificado fora das portas de Jerusalem, na hora exata em que os judeus estavam fazendo sua anual sacrifícios da Páscoa: Sua preparação do enterro foi durante o tempo da páscoa estava sendo preparado. Jesus Cristo cumpriu a lei como o cordeiro pascal.
Ele morreu pelos pecados da humanidade.Como cristãos que celebramos a ressurreição de  Jesus  na Páscoa cristã , a vitória sobre a morte, o túmulo vazio. Não podemos esquecer as raízes judaicas do cristianismo. Devemos compreender e entender a Palavra de Deus e sermos preenchidos  com o Seu Espírito Santo. Devemos celebrar a Páscoa Cristã como o deixando nossas vidas como escravos no pecado e escuridão para uma nova vida na Luz de Jesus Cristo. Nós estamos indo para a Terra Prometida, também, que está no Céu, a Nova Jerusalém .

Usar ovos de chocolates e coelhinhos de não nos faz celebrar o verdadeiro signifcado da Pascoa.

Que possamos ter uma muito abençoada Páscoa cristãQue o sangue de Jesus esteja sempre conoscoQue a morte passar por cima longe de nósQue a vida e a verdade abundante em nós.Amem.

Bibliografia:http://en.wikipedia.org/wiki/Ishtarhttp://b4u2c.hubpages.com/hub/Jesus-Christ-as-the-Passover-Lamb
 
 
 

Um comentário:

  1. Pesso orações para Olinda bossine miquelin que está com câncer obrigado !

    ResponderExcluir

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?