quinta-feira, 31 de maio de 2012

O tumulo está vazio! Ele ressucistou!


Por Ruth Ferraz
"E, estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhe disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive?" (Lucas 24.5) 

Os livros que narram a história da humanidade contém muitos fatos extraordinários. Alguns deles tiveram ressonância por muitos séculos. Nenhum fato, porém, pode ser comparado ao que aconteceu com Jesus de Nazaré na manhã do terceiro dia depois de sua morte. Afinal, a ressurreição de Jesus vai muito além dos limites do nosso conhecimento humano.
E as mulheres preocupadas diziam entre si:

"Quem nos irá remover a pedra da entrada do túmulo". Mas, depois de olharem, verificaram que a pedra estava rolada para o lado.” (Mc 16.1-4)

 
Desde aquela bendita manhã da Páscoa, impérios surgiram e desapareceram, civilizações esplêndidas se impuseram e se foram... No entanto, a contínua pregação da verdade da ressurreição de Jesus às gerações que se sucederam, encheu de esperança bilhões de corações.


Os poucos mais de doze seguidores de Jesus, que viram o túmulo vazio e Jesus vivo, iniciaram uma obra que atravessa os séculos e enche de sentido a vida de quem recebe e acolhe o seu anúncio. 

OS EVANGELISTAS RELATAM

“Após o sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, veio Maria Madalena com a outra Maria visitar o sepulcro. De repente houve um grande tremor de terra, pois o Anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Seu aspecto era como o de um relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos”. (Mt 28.1-8)

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado para embalsamar seu corpo. Diziam entre si: Quem nos irá remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, depois de olharem, verificaram que a pedra estava rolada para o lado."(Mc 16.1-4) 

“E entraram, mas não encontraram o corpo de Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas... e disseram: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ele ressuscitou como havia dito!” (Lc 24.3) 

“Corre então (Maria Madalena) e vai ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava. - Tiraram do tumulo o Senhor, e não sabemos onde O puseram. Então Pedro, com o outro discípulo, vieram ambos para o túmulo. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chega também Simão Pedro e, entrando no túmulo, põe-se a observar os panos de linho estendidos no chão, e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, não colocado no chão, mas enrolado num lugar a parte. Então entrou também o outro discípulo. Ele viu e acreditou.” ( Jo. 20.1-8) 

Estes versículos são parte da narrativa do momento da ressurreição de Jesus, quando as mulheres foram até o sepulcro levando especiarias para passarem no corpo do Senhor. 

Quando elas chegaram no sepulcro viram que a grande pedra que o fechava estava removida, então elas entram no sepulcro e percebem que o corpo de Jesus já não estava lá, e neste momento elas vêem dois anjos dentro de sepulcro e eles fazem a seguinte pergunta: "Por que buscais entre os mortos aquele que vive?" 

Quantas pessoas ainda nos dias de hoje têm feito a mesma coisa, buscado Jesus no meio dos mortos? Ele não está morto. A diferença entre Jesus e outros "grandes líderes religiosos" ou "fundadores de religiões" é que você corre o mundo e encontra túmulos com os seguintes dizeres: "Aqui restos mortais de Maomé, um grande profeta"; "Jazida de Alan Kardec, aqui restos mortais"; "Aqui jaz a 'tal' encarnação do Buda"; e etc., etc.

Porém quando você vai até Jerusalém e procura pelo túmulo de Jesus você encontrará uma 'plaquinha' lá dentro com os seguintes dizeres: "Não está aqui, pois ressuscitou ao terceiro dia" e vive e reina para todo o sempre. AMÉM!

O TÚMULO ESTÁ VAZIO!!!



Geralmente associamos o cristianismo ou os cristãos com a cruz, mas mais significativo do que a representação de onde Jesus foi crucificado é a imagem do "tumulo vazio". 

Jesus é o único que passou três dias no sepulcro e ressuscitou! Visitou a mansão dos mortos e ao vencer a morte nos trouxe vida e vida transformada! 

SÓ ELE VENCEU A MORTE! Sem a ressurreição Jesus seria apenas mais um injustiçado que teve a coragem de morrer! 

UMA VERDADE DESCONCERTANTE
Muita coisa foi dita e questionada, ao longo destes mais de 2000 anos de cristianismo, sobre as narrações que acabamos de apresentar para evidenciar o maior acontecimento da história e para confirmar e fortificar a nossa fé.

Os próprios apóstolos, como nos diz claramente a Escritura: “Eles ainda não tinham compreendido a Escritura que dizia que Ele devia ressuscitar dos mortos”, não esperavam uma Ressurreição em todos os sentidos da palavra. Pelo contrário, resistiram a esta idéia e só foram vencidos pela evidência dos fatos.

Paulo, convertido no caminho para Damasco e que não havia experimentado a crise dos outros apóstolos, chega a dizer: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé... e nós somos os mais dignos de compaixão de todos os homens.” (1Cor 15, 17-19). 

Nunca é demais repetir: Jesus ressuscitou! Este anúncio trouxe e traz uma alegria infinita para o coração dos cristãos. 

É ressuscitando que Jesus ratifica o que havia dito à sua amiga Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25). Ele se sente responsável por isso: “O vosso Pai que está no céus não quer que se perca um só destes pequeninos” (Mt 18, 14). 

Sem esta fé, nossas orações serão simplesmente poesias. As nossas pregações seriam oratória barata, demagogia. 

A ressurreição de Jesus é um fato, o acontecimento central que justifica e sustenta nossa fé nele e em nossa própria ressurreição. 

Ela nada tem em comum com a festa de páscoa que a sociedade de consumo propõe, uma festa de muita comida, bebida, de coelhinhos e chocolates. Nossa fé nos dá absoluta certeza de que a semente da Ressurreição, plantada no coração da história, continua germinando. Deus é forte e fiel! 

VIVER COMO RESSUSCITADOS!

Aqui, hoje, estamos nós, muito distantes no tempo e no espaço daqueles acontecimentos memoráveis. Mas, a cada um de nós é repetido este grande anúncio e é exigida uma resposta. Ninguém pode ficar em cima do muro e dizer que isto não modifica nada. Modifica tudo! Se Jesus ressuscitou, nossa fé tem sentido e nossa vida ganha valor.

Só viveremos a alegria da páscoa se vivermos os valores do Ressuscitado e se levarmos a nova vida aos que não a possuem. Não basta e não satisfaz a alegria guardada somente no coração de quem crê.
Todos têm direito de conhecer a verdade fundamental: Cristo Ressuscitou!



Bibliografia:


http://www.pime.org.br/missaojovem/mjliturgiamorte.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?